terça-feira, 26 de julho de 2016

Alternância entre fontes

Após ter sido aprovado e nomeado para os cargos de Técnico de Tecnologia da Informação da UFRN Natal/Macaíba e da UFRN Santa Cruz, bem como para o cargo de Técnico de Informática do DCTA/CLBI, 3 cargos federais de nível médio com proventos semelhantes, passei a almejar subir um degrau nesta escadaria concurseira.

A prova do DCTA ocorreu no fim do ano de 2009, e após isto passei 4 anos tentando aprovação em concursos federais de nível superior do Poder Executivo e de nível médio do Poder Judiciário, sempre em cidades nordestinas. Foram elas Natal, João Pessoa, Campina Grande, Maceió, Fortaleza e Acarapé.

Nesta lacuna, cheguei a desanimar após o 3º ano de tentativas frustradas. Então, no fim do ano de 2013, o surgimento de uma série de concursos para a área de Tecnologia da Informação no Nordeste e minha necessidade de pagamento de dívidas bancárias me deram uma nova motivação. Foquei bastante e ajustei a forma como eu estudava.

O primeiro desta série de concursos foi para o cargo de Analista de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da UFC, que dispunha de 3 vagas. Fiquei na 4ª colocação, sendo convocado posteriormente e tendo recusado a vaga por e-mail. Antes deste concurso eu não me importava em estudar através de autores consagrados da minha área. Passei a dar atenção a estes, começando pelo livro Redes de Computadores, do autor Andrew Tanenbaum, referência no assunto TCP/IP. Para o assunto Linux, procurei ler o livro Servidores Linux - Guia Prático, do autor Carlos Morimoto, além de conferir detalhadamente os arquivos de configuração dos serviços de rede os quais eu mesmo havia configurado na BCZM/UFRN, quando lá desempenhava meu labor. Para o assunto Windows Server, assisti as videoaulas gratuitas da própria comunidade Microsoft, no curso Instalando e Configurando o Windows Server 2012 R2, disponível no site Microsoft Virtual Academy. Sobre o assunto Datacenter, li parte do livro Datacenter - Componente Central da Infraestrutura de TI, do autor Manoel Veras. É comum eu não estudar Língua Portuguesa, pois a repetitividade nos concursos nos torna bons o suficiente para deixar esta disciplina de lado e focar no restante, mas como havia passado quase 1 ano e meio desde o concurso anterior, revisei através da Gramática Reflexiva, dos autores William Cereja e Thereza Cochar, uma gramática bem objetiva para quem já tem nível razoável e quer estudar em menor tempo. Todos estes livros estavam disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFRN. Para outros assuntos muito específicos, eu procurei fontes na Internet, como Google, Scribd e Slideshare.

O segundo concurso, ocorrendo 2 meses após o primeiro, foi para o cargo de Tecnólogo de Redes de Computadores do IFPB, dispondo de 2 vagas. Fiquei em 2º lugar, tendo assumido o cargo e exercido por 4 meses. Foi neste concurso que decidi alternar as fontes de informação. Não me fazia sentido ler novamente o Tanenbaum, por melhor que o livro dele fosse. Idem para os outros autores lidos. Achei que seria melhor os substituir, pois a linguagem de um complementaria a linguagem do outro. Então para o assunto TCP/IP passei a estudar Interligação de Redes com TCP/IP, do escritor Douglas Comer, um excelente livro. Sobre o tema Linux, utilizei o livro Linux - Guia do Administrador do Sistema, de Rubem Ferreira. Este é mais detalhado que o livro do Morimoto. No assunto Windows Server, optei por buscar no YouTube cada tópico requerido no edital. O YouTube é uma ótima fonte de conhecimento técnico e prático. Além do conhecimento específico, este concurso previa as disciplinas de Língua Portuguesa e Legislação do Serviço Público Federal. Estudei Português através do site Brasil Escola. Já sobre Legislação, variei entre textos completos das leis federais necessárias, o que pode ser encontrado no Google, e videoaulas do canal Saber Direito no YouTube, um excelente canal, gratuito, mantido pela TV Justiça.

Após estes, ainda houve outros 2 concursos na sequência: para o cargo de Analista de Telecomunicações na EBSERH/MEJC, que dispunha de 1 vaga, no qual fiquei em 9º, e para o cargo de Tecnólogo de Tecnologia da Informação no IFRN, dispondo de 2 vagas, no qual obtive a 2ª colocação, assumindo o cargo e exercendo-o desde minha saída do IFPB até os dias de hoje. Nestes concursos mantive a estratégia de alternância entre as fontes dos conteúdos necessários, mas como já eram o 3º e o 4º concursos, acabei repetindo alguns autores, igualando autores do 1º com o 3º concurso e do 2º com o 4º, por exemplo. Complementando as opções de estudo, cheguei a estudar configuração de serviços do Linux através do YouTube, e fundamentos de Redes de Computadores através do livro Comunicação de Dados e Redes de Computadores, do autor Behrouz Forouzan, outro ótimo livro.

Toda esta alternância mencionada é para a leitura de textos e a expectação de vídeos, ou seja, o estudo de absorção. Então fica faltando a verificação desta absorção de conhecimento, que ocorre através da resolução de questões, o que discorro em outro capítulo.