O termo topologia, ou mais especificamente topologia da rede, diz respeito ao layout físico da rede, ou seja, como computadores, cabos e outros componentes estão ligados na rede. Topologia é o termo padrão que muitos profissionais usam quando se referem ao desenho básico da rede.
A escolha de uma determinada topologia terá impacto nos seguintes fatores:
A escolha de uma determinada topologia terá impacto nos seguintes fatores:
» Tipo de equipamento de rede necessário;
» Capacidades do equipamento;
» Crescimento da rede;
» Forma como a rede será gerenciada.
Antes que computadores possam compartilhar recursos e executar qualquer tarefa de comunicação, eles devem estar conectados, e cabos são utilizados para fazer essa conexão entre eles.
Porém conectar os computadores por meio de cabos não é tão simples assim.
Existem vários tipos de cabos que combinados com diversas placas de rede e outros componentes necessitam de vários tipos de arranjos.
Para trabalhar bem uma topologia deve-se levar em conta o planejamento. Não somente o tipo de cabo deverá ser levado em consideração, mas também, a forma como ele será passado através de pisos, tetos e paredes.
A topologia pode determinar como os computadores se comunicam na rede.
Diferentes topologias necessitam de diferentes métodos de comunicação e esses métodos tem grande influência na rede.
As topologias padrão mais usadas são as seguintes:
» Estrela;
» Anel.
Estrela
Nessa topologia não há mais um único segmento ligando todos os computadores na rede. Eles estão ligados por meio de vários cabos a um único dispositivo de comunicação central, que pode ser um hub ou um switch. Este dispositivo possui várias portas onde os computadores são ligados individualmente, e é para onde converge todo o tráfego. Quando uma estação A deseja se comunicar com uma estação B, esta comunicação não é feita diretamente, mas é intermediada pelo dispositivo central, que a replica para a toda a rede, novamente somente a estação B processa os dados enviados, as demais descartam. Hubs e switches intermediam esta comunicação entre as estações de formas diferentes. Por exemplo, se um hub replica todo o tráfego que recebe para todas as suas portas, o mesmo não ocorre com o switch. A grande vantagem da topologia estrela em relação a de barramento, é que uma falha no cabo não paralisará toda a rede.
Somente aquele segmento onde está a falha será afetado. Por outro lado, a rede poderá ser paralisada se houver uma falha no dispositivo central. Os cabos utilizados se assemelham aos cabos utilizados na telefonia, porém com maior quantidade de pares. São cabos par-trançados, comumente chamados de UTP.
Possuem conectores nas extremidades chamados de RJ-45.
Anel
Nessa topologia, as estações estão conectadas por um único cabo como na de barramento, porém na forma de círculo. Portanto não há extremidades. O sinal viaja em loop por toda a rede e cada estação pode ter um repetidor para amplificar o sinal.
A falha em um computador impacta a rede inteira.
0 comentários:
Postar um comentário