sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Modelagem de processos utilizando BPMN

Publico abaixo um paper escrito para a disciplina de Business Process Management do curso de Especialização em Governança de Tecnologia da Informação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

1 INTRODUÇÃO

Business Process Modeling Notation – BPMN – é uma linguagem de notação gráfica para apresentação de passos em um processo de negócio.

A BPMN tem como seu objetivo o suporte à gestão de processos de negócios para profissionais técnicos e profissionais de negócio, fazendo com que estes sejam capazes de representarem semânticas de processos simples ou complexos através de uma notação intuitiva.

“A BPMN retrata o fluxo fim-a-fim de um processo de negócio” (Business Process Management Initiative, 201-?). Esta linguagem foi criada para a coordenação da sequência de processos e mensagens que fluem entre participantes em um conjunto de atividades correlacionadas.exto do artigo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS COM BPMN

A notação BPMN é uma notação simples para analistas de negócios, tendo em conta o paradoxo existente entre a necessidade de um modelo de processo de negócio e sua execução em um sistema de gestão de processos de negócios – BPMS.

A linguagem de notação BPMN aborda esta situação propondo que sejam usados os diferentes elementos do diagrama BPD – Business Process Diagram – pelos analistas de negócios e profissionais de Tecnologia da Informação.

Os elementos de linguagem destinados aos analistas de negócios representam os elementos básicos mantendo apenas os aspectos genéricos da modelagem dos processos de negócios. Estes elementos básicos são então complementados pelos analistas de Tecnologia da Informação, que adicionam as informações necessárias à execução.

Estes elementos comuns da linguagem BPMN formalizam diversas situações dos processos de negócios. Eles são baseados em quatro categorias citadas na especificação da linguagem de notação BPMN:
  • Objetos de fluxo de atividades e de mensagens.
  • Objetos de conexão.
  • Raias de piscina (swimlanes).
  • Artefatos.
"Os objetos de fluxos são os principais elementos gráficos para definir o comportamento do processo de negócio" (GNOFI TECNOLOGIA, 201-?). Ao analista de negócios são dispostos três tipos de objetos:
  • Eventos de inicialização, intermediários e de finalização, do tipo vazio com um gatilho lidando unicamente da perspectiva de negócio do processo.
  • Atividades compostas de tarefas e de seus processos sem detalhes dos atributos individuais relacionados à execução, contudo, com o analista de negócios podendo adicionar as propriedades relacionadas à perspectiva de negócio como o tempo de execução ou ainda os custos da execução de uma tarefa.
  • Conexões de decisão exclusiva indicando os fluxos de atividades alternativos.
O analista de negócio utiliza três maneiras para conectar os objetos em fluxo:
  • Conexão de fluxo de sequência representado com uma flecha simples de um único traço.
  • Conexão de fluxo de mensagem representando as trocas de informações entre os participantes do processo.
  • Associação conectando os artefatos aos objetos de fluxo.
Os elementos do fluxo de atividades são agrupados de acordo com as responsabilidades das unidades organizacionais e dos papéis em utilização:
  • As piscinas (pools) definem os participantes ou unidades organizacionais.
  • As raias (lanes) identificam os papéis de cada participante.
O analista de negócio utiliza também os artefatos, que "[...] são usados para fornecer informações adicionais sobre o processo" (GNOFI TECNOLOGIA, 201-?), ou seja, para o fluxo das atividades. São eles:
  • Os objetos de dados.
  • Os grupos.
  • As anotações.
A figura 1 ilustra um diagrama BPD de alto nível que apresenta unicamente os elementos básicos.
    Figura 1 – Diagrama BPD de alto nível

    A informação se completa neste diagrama quando adicionamos os elementos e informações necessários à sua execução em um sistema de informação, como a ilustra a figura 2.

    Figura 2 – Diagrama BPD de projeto

    2.2 A NOTAÇÃO BPMN E A GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

    A notação BPMN traz para a gestão de processos de negócios um meio intermediário entre os modelos de alto nível como os diagramas EPC – Event-driven Process Chain – e a integração de tecnologias de execução de processos de negócios.

    Esta notação facilita a comunicação entre os membros da equipe responsável em colocar os processos de negócios em funcionamento. Ela aumenta a produtividade dominuindo os tempos de tradução e o esforço para colocação em funcionamento dando suporte direto à sua tradução em linguagem de execução de processos de negócios BPEL – Business Processes Execution language.

    As ferramentas de modelagem evoluiram e atualmente oferecem módulos de simulação diretamente integrados com os diagramas BPD. Empresas como a Intelio oferecem "[...] o último padrão industrial para modelar processos" (Intelio, 201-?), soluções completas de gestão de negócios fundamentadas na linguagem de notação BPMN.

    Contudo, a notação BPMN não oferece suporte à modelagem dos aspectos puramente de negócios como os organogramas e as cadeias de valor agregado.

    A elaboração de diagramas BPD se integra com a elaboração dos processos de negócios mais importantes para a sua colocação em funcionamento.

    3 CONCLUSÃO

    BPMN é importante porque o mundo dos negócios tem mudado muito nos últimos anos e atualmente um processo de negócio abrange múltiplos participantes, fazendo com que a coordenação possa ficar complexa. Antes da BPMN não havia uma técnica de modelagem padrão que solucionasse estes problemas. BPMN foi desenvolvida para prover uma notação realmente livre, beneficiando os usuários de uma maneira similar à ocorrida com a UML – Unified Modeling Language – na Engenharia de Software, com simplicidade, objetividade e inteligibilidade.

    REFERÊNCIAS

    BUSINESS PROCESS MANAGEMENT INITIATIVE. Business process management notation information: BPMN. [S.L.: s.n., 201-?]. Disponível em: . Acesso em: 9 ago. 2011.

    GNOFI TECNOLOGIA. BPMN: Business process modeling notation. [S.L.: s.n., 201-?]. Disponível em: . Acesso em: 9 ago. 2011.

    INTALIO. Business process management. [S.L.: s.n., 201-?]. Disponível em: . Acesso em: 9 ago. 2011.


    Ligue a vontade para qualquer celular ou fixo em todo o Brasil, EUA e Canadá, através do 99TelexFREE. Teste nosso serviço por 1 hora gratuitamente: http://www.telexfree.com/ad/marcelmesmo  

    0 comentários:

    Postar um comentário