sábado, 8 de outubro de 2011

Diagrama de Gantt

Introdução ao diagrama de Gantt

O diagrama de Gantt é um instrumento que permite modelar a planificação de tarefas necessárias para a realização de um projeto. Trata-se de um instrumento inventado em 1917 por Henry L. Gantt.

Dada a relativa facilidade de leitura dos diagramas de Gantt, este instrumento é utilizado pela quase totalidade dos chefes de projeto de todos os setores. O diagrama de Gantt representa um instrumento para o chefe de projeto, permitindo representar graficamente o adiantamento do projeto, mas é igualmente um bom meio de comunicação entre os diferentes atores de um projeto.

Este tipo de modelagem é particularmente fácil de ser criado com uma simples folha de cálculo, mas existem instrumentos especializados. O mais conhecido é o Microsoft Project. Existem, além deste, equivalentes livres (e gratuitos) deste tipo de software.

Criação de um diagrama de Gantt

Num diagrama de Gantt cada tarefa é representada por uma linha, enquanto as colunas representam os dias, semanas ou meses do calendário de acordo com a duração do projeto. O tempo atribuído a uma tarefa modela-se por uma barra horizontal cuja extremidade esquerda é posicionada sobre a data prevista de início e a extremidade direita sobre a data prevista de fim de realização. As tarefas podem ligar-se sequencialmente ou ser executadas em paralelo.

Se as tarefas se ligam sequencialmente, relações de precedência podem ser modeladas por uma flecha com base na tarefa superior para a tarefa inferior. A tarefa inferior não pode ser executada enquanto a tarefa superior não for realizada.

Progressivamente ao adiantamento de uma tarefa, a barra que a representa é preenchida proporcionalmente ao seu grau de cumprimento. Assim, é rapidamente possível ter uma ideia do adiantamento do projeto traçando uma linha vertical que atravessa as tarefas a nível da data do dia. As tarefas realizadas estão assim situadas à esquerda desta linha, as tarefas não iniciadas à direita, enquanto as tarefas em cursos de realização são atravessadas pela linha. Se o seu preenchimento for situado à esquerda da linha, a tarefa está em atraso em relação ao planeamento.

Idealmente, tal diagrama não deveria possuir mais de 15 ou 20 tarefas para que possa caber numa simples página A4. Se o número de tarefas for maior, é possível criar diagramas adicionais que detalham a planificação das tarefas principais.

Marcos

Além disso, é possível assinalar no planeamento acontecimentos importantes além das próprias tarefas, constituindo pontos importantes para o projeto: trata-se das tarefas marcos (em inglês milestones).

Os marcos permitem dividir o projeto em fases claramente identificadas, evitando assim ter um fim de projeto a longo prazo demasiadamente longo (fala-se geralmente “de efeito túnel” para designar um projeto longo sem prazos intermediários). Um marco pode ser a produção de um documento, a realização de uma reunião ou ainda uma entrega do projeto. Os marcos são tarefas de duração nula, representadas no diagrama por um símbolo específico. Geralmente é um triângulo ou um losango.

Recursos

É geralmente possível (e útil) mostrar recursos, humanos ou materiais, no diagrama, para permitir considerar as necessidades e dar uma ideia do custo global.

Numa preocupação de concisão, as iniciais ou os nomes dos responsáveis de cada tarefa serão às vezes suficientes.

Instrumentos

0 comentários:

Postar um comentário